O escritório Foster + Partners venceu um concurso internacional para projetar o novo terminal do Aeroporto de Abha, localizado na região de Aseer, na Arábia Saudita. Inspirado na vila de Rijal Almaa, o projeto recria o terminal como agrupamentos interconectados em escala humana, incluindo pátios e passarelas. O objetivo é repensar a experiência do passageiro, estabelecendo um novo padrão para o projeto de aeroportos.
O projeto modular, localizado entre a área de desembarque e a pista de pouso, apresenta edifícios de alturas variadas e formas cônicas, inspirados no estilo arquitetônico da região. A flexibilidade do projeto permite uma expansão eficiente à medida que a demanda cresce, adaptando-se rapidamente às variações no uso do terminal.
Em resposta ao clima específico da região, o projeto tira proveito dos ventos predominantes para otimizar a ventilação natural. Através de diferentes abordagens passivas, como o uso de sólidas paredes de pedra, os espaços internos são termicamente confortáveis apesar do rigor do clima. Os pátios são cercados por lojas, cafés, restaurantes e outros serviços que proporcionam aos passageiros uma rica experiência gastronômica ao ar livre.
Aprendendo com a cultura vernacular local, nosso terminal guia os passageiros por uma série de espaços convidativos em escala humana e os conecta com pátios verdes, abertos à natureza. Isso é uma reinvenção completa do aeroporto, com ênfase em detalhes tradicionais, materiais locais e paisagismo típico de Aseer. É tanto uma celebração quanto uma introdução à beleza da região. — Stefan Behling, Chefe de Estúdio, Foster + Partners
Em outra colaboração recente com o Reino da Arábia Saudita, a Foster + Partners foi escolhida para projetar o pavilhão do país para a Expo 2025 em Osaka. Além disso, o estúdio foi selecionado como vencedor de uma competição internacional para projetar um novo centro para Hangzhou, a capital da província de Zhejiang, na China. O plano diretor imagina um quarteirão verde e interconectado localizado no coração do distrito de Yuhang.